sábado, 3 de janeiro de 2009

Memórias póstumas de um antigo português...

Andei pensando... Então quer dizer que aprender todas aquelas regras a respeito de acentuação das paroxítonas, do uso do trema e do hífen simplesmente foi perda de tempo? Comprar dicionários e gramáticas caríssimas a fim de aprender um pouco mais pra escrever textos como esse, tudo isso foi por água abaixo?! Quer dizer também que todas as minhas professoras de Língua Portuguesa me ensinaram tudo errado? Vocês não fazem ideia de como isso machuca...

Por falar em "ideia", a pobre coitada perdeu o acento. Ainda quero saber o porquê desse assassinato, que também vitimou a "assembleia", a "geleia", a "jiboia" e até minha amiga Andreia, que jura que nunca foi acentuada. Pura maldade dos que dizem saber demais!

E os grandes best-sellers traduzidos para o português do Brasil até último dia 31? Sim, caro leitor desesperado. Todos eles estão grafados errrados com 0,5% das palavras simplesmente em desuso ortográfico. Ou seria des-uso?!

O uso do hífen é outro mistério. Confesso a você que eu nunca fui fã desse tracinho insuportável, e que, depois do advento da internet, eu prefiri muito mais o _ (underline). Mais só a nível de curiosidade, ninguém sabe se "manda-chuva" se escreve desse jeito ou vira "mandachuva"; ninguém sabe se o certo é "pára-choque", "para-choque" ou "parachoque". Pelo menos são as dúvidas que os três maiores dicionários da nossa língua, o Aurélio, o Houaiss e o Michaelis, também têm. Ah! Os verbos ter e vir continuam com acento circunflexo na terceira pessoa do plural. Pelo menos isso...

E ainda insisto em pensar. Como será que as palavras reagiram a esse acordo?! Tentemos imaginar:

A ideia chega inconsolável.
- Para. Eu estou confusa.
A assembleia, com seu ar heroico, aparece em pelo.
- Pelo amor de Deus. Isso só vai facilitar nossas vidas. Eu pelo menos odiava ter algo pontiagudo em minha humilde letra "e". Pra mim não faz diferença.
- Isso porque pra você pouco importa ter ou não ter o acento. - disse a pera, enfurecida, sem saber se é uma fruta ou uma variação da forma verbal "espera".
- Calma lá. Ainda quero saber se eu fico juntinho com minha amiga lama ou se continuo separado com aquele tracinho saliente. - disse o paralama, ainda sem saber seu real destino.
- Por isso que acho que deveríamos alçar voo e ler mais livros de autoajuda, pra ver se essa paranoia acaba. Os cinquenta primeiros, façam o favor de me seguir. Afinal, ainda temos de recepcionar as três novas letras de nosso querido alfabeto - disse o minidicionário, todo garboso com a tal reforma.

Melhor mesmo é esperar o Vocabulário Ortográfico, do lexicólogo Evanildo Bechara, que deve sair em fevereiro próximo ou as atualizações do Word, da gigante Microsoft, que promete turbinar o programa o mais rápido possível. Quem viver, verá!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. rsrs...

    até ler esse post eu nem tinha "ideia" de como realmente fez diferença essa reforma..

    ^^

    e em relação a Microsoft..rsrs.. espero estar vivo pra ver né..rsrs

    ResponderExcluir
  2. Mudaram mesmo algumas regras ortográficas!
    Temos 4 anos pra nos adaptarmos!
    hehe
    Beijos!
    p.s: em relação ao mario, ele tb foi gaiato! Não precisava ter pedido um beijo na boca!
    hehehehe

    ResponderExcluir
  3. pobre de mim!! ano de vestibular e vou ter que mudar meus conceitos ortograficos... duvido muito que alguém tenha paciênciade estudar esse novo regulamento... esperemos 4 anos então: não deixe pra amanhã o que se pode fazer depois...

    ResponderExcluir
  4. Caraca!Essas mudanças vão dar dor de cabeça hein???

    Com tanta coisa pra se preocuparem nesse mundo...

    PQP!

    _______________

    __o__

    ResponderExcluir
  5. Nossa, gente! Não sabia que mudaram tanto assim, do "estória" e "história" eu achei até legal, sei lá, whatever! E o trema eu nunca estudei, acho que já não se usava mais, pelo menos que eu lembre. Mas trocar acento de "idéia", aff. Nossa, tô voando realmente. Meu Deus do céu! O.O
    Nossa, vamos ver como é que vai ficar isso (veja quantas vezes eu falei 'NOSSA' Hahaha) tô perplexa! aff aff aff
    Muito bom o blog, meu Deus!
    hahaha
    bjão

    --

    Sobre seu comentário no blog, eu também não acho incomum, são coisas da vida, hehehe. E eu também sempre achei essas coisas curiosas.

    ResponderExcluir
  6. Achei que só eu estivesse inconformada com essa hitória. Tanta gente passando fome, a crise mundial, os confrontos na faixa de Gaza... e ainda tem quem pense em fazer mudanças tão desnecessárias.

    Bom texto: leve, crítico e bem humorado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu de volta aqui!
    passa depois no meu blog! Eu te indiquei pra um Meme!
    ;)
    Bjim

    ResponderExcluir
  8. Oiii, saudades de tu!

    Te indiquei pro MEME!

    Vai lá no meu!

    beijos :)

    PS: Meu blogueiro preferido.

    ResponderExcluir