segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Então é Natal (2)

De volta com a 2ª parte da postagem especial de Natal do Senhor do Tempo.

Já falamos da alegria que o Natal proporciona. A felicidade, os sonhos, esperanças e farsas por trás de mais essa data comemorativa. E pra fechar com chave de ouro esse rol de fatos e feitos, não poderíamos deixar de, na véspera de Natal, discutir a música que você ainda vai ouvir por, pelo menos, mais 250 natais:

Então é Natal!!

PS.: Se você acha que existem cantigas piores, acalme-se, pobre trabalhador assalariado. Não listaremos aqui canções como Jingle Bells, O Velhinho nem Noite Feliz. Essas, nem que quiséssemos, não podem ser retiradas do repertório característico do momento natalino. Seria injusto!!

Quer dizer então que a “pobre Simone” pode ser banida sem nenhum ônus e pena?

Pois é. O imbróglio é que, na minha humilde opinião, a musiquinha chatinha já tocou demais nos Dezembros da vida. Se você vai à praça pegar um vento, lá está o vendedor de CD pirata tocando Simone. Vai comprar uma roupa transada pro Natal nas lojas da 25 de Março (ou Rua Grande, tanto faz), ou mesmo no shopping, lá está Simone no sistema de som. Supermercado?! “Então é Natal” é sinônimo de boas vendas. Até na sua casa, a vovó insiste em ouvir a ex-jogadora de basquete metida a cantora. Faz pena!!

E a letra, filhote?! É uma lástima. A melodia só é boa porque não é dela (pra quem não sabe – a maioria sabe! -, a versão original de Então é Natal é de John Lennon, com algumas diferenças dignas de tradução mau-caráter dos músicos brasileiros). Mas a letra!!! Sinceramente, gente...

Analisemos:

Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Primeiro. Desde quando o ano novo gregoriano começa no Natal? Que eu saiba é em 1º de Janeiro e não em 25 de Dezembro!!
Então é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.



Digamos que esses versos até fazem sentido, mas... Não rimam como os outros. Mas fazem sentido!!
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.


Os desejos da Simone, aqui, são plausíveis. Pelo menos dessa vez ela relacionou o Ano Novo após o Natal. Pelo menos dessa vez!!
Então é natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Típico caso onde caberia qualquer palavra, inclusive “num só coração”...
Então bom natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.


Aonde afinal, “afinal” vira rima?! Começo a crer na possibilidade da dita-cuja usar a tradução do “black and white, yellow and red” do cônjuge da Yoko em sua “incrível” canção. ¬¬°
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é natal, e o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E então é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.


Nem me atrevo a comentar. Favor consultar itens anteriores...
Harehama. Há quem ama.
Harehama, ha...


No Word tá tudo vermelhinho. O que diabos é “Harehama”?! Mesmo que eu soubesse não faria sentido colocar palavras estrangeiras no Natal de milhões de brasileiros afetados pela mídia. Santa paciência...
Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Simone, filhota. O ano não termina no Natal. Entenda isso e não insista!!
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa...
Cidades japonesas no nosso Natal?! Já falei e não vou repetir. O Word tá marcando erro aqui. Onde fica Mururoa?! Por que essa criatura usa termos criptografados em sua canção?! Por que, Jesus?!

Desculpem-me qualquer coisa. Se fui rabugento demais, se critiquei muito a pobre Si (não é a minha amiga Si de Bom Jesus dos Perdões), mas era algo que estava em minha garganta desde – semana passada, quando fui à uma loja e, curiosamente, não ouvi "Então é Natal"...

Será que a moda tá passando. Espero que sim!!

Em compensação, ao chegar em casa, tive de baixar a música, pra fazer esta postagem e ouvir, na semana seguinte, O Homem de Nazareth, que curiosamente não cansa de dizer que “Hey, está chegando o ano 2000”. Por que não fazer uma versão especial de “Hey, está chegando 2010, tanto tempo faz que Ele morreu...”?! Pelo menos duraria mais 2 anos.

Um Feliz Natal a todos e aproveitem ao máximo mais esse feriado, que não foi feito pra se refletir o que o homem fez, mas para refletir o que Jesus Cristo, filho de Deus, fez por nós, mesmo sem sabermos se Ele realmente nasceu em um 25 de Dezembro. Devemos ter é sorte por ainda existir um dia desses para lembrar do Salvador.

Até mais...

LINKS ÚTEIS:
Por quê 25 de Dezembro?
Tradução da Música "Happy X-Mas (Was is Over)" de John Lennon
Letra de "Então é Natal" - Simone
CD "A Beautiful Lie" - 30 Seconds To Mars (foi ouvindo ele que fiz essa 2ª parte da postagem)
CD "Unplugged" - Alanis Morissette (também foi o ouvindo que concebi esse texto...)

Comente com o Facebook: