sábado, 4 de agosto de 2012

Top 10 - Músicas Para Admirar a Paisagem

Quem nunca se encostou na janela do ônibus (ou do carro) e se imaginou em um videoclipe enquanto ouvia uma música qualquer? Dependendo do estado de espírito, aquele momento pode se tornar eterno ou acompanhar você por muitos e muitos anos. A seguir, uma lista com 10 sons perfeitos para admirar a paisagem ao seu redor, combinando sentimentos e melodias em uma só oportunidade.

10
Push Your Head Toward The Air by Editors on Grooveshark
Lembro que eu estava ouvindo essa música no fone de ouvido quando tive a ideia dessa lista, há uns 2 anos. Trata-se de uma melodia leve, melancólica, com uma letra encorajadora ("Now don't drown in your tears, baby. I will always be there"). Perfeita para atravessar uma ponte relativamente pequena como a Ponte José Sarney aqui em São Luís (820m de extensão).

9
Wonderland by Collapsis on Grooveshark
Conheci a Collapsis há alguns meses, apesar dessa música ser de 2000. Tem tudo o que eu considero essencial para entrar nessa lista: melodia suave, tranquilidade e uma boa letra. Dá até pra curtir a fossa de um fim de namoro vendo o pôr do sol transformar a paisagem a sua volta em uma belíssima obra de arte.

8
This Isn't Everything You Are by Snow Patrol on Grooveshark
Outro dia voltei pra casa ouvindo essa música no carro de um amigo. Imediatamente, associei ela a essa postagem. É uma canção que fala de superação, aceitação de si mesmo e, acima de tudo, induz você a continuar ("Don't keel over now. Don't keel over"). Sem falar que é de uma das melhores bandas britânicas da atualidade, cujo último álbum (Fallen Empires, 2011) está impecável.

7
Kings and Queens by 30 Second To Mars on Grooveshark
A paisagem que eu tinha era um shopping lotado. Ao sair do cinema, após a sessão de um dos melhores filmes nacionais que já vi (2 Coelhos, 2012), me veio tudo em mente: família, relacionamentos, passado, presente, futuro. E parecia que a música ecoava enquanto eu via todos aqueles "reis e rainhas da promessa" passeando. Experimente olhar o mar ouvindo essa música. Sensação indescritível.

6
Be Yourself by Audioslave on Grooveshark
Já andei bastante de ônibus nessa vida. E se teve música que me acompanhou em praticamente todas essas andanças, foi "Be Yourself" do Audioslave. O título já diz muita coisa, mas ela não é feita apenas disso. O solo de guitarra no meio da canção é um verdadeiro exílio. Sugiro que seja ouvida na estrada, enquanto rola aquela viagem em família. Vai fazer você repensar um montão de coisas.

5
Lugar ao Sol by Charlie Brown Jr. on Grooveshark
Eu já disse por aqui que essa é uma das minhas músicas favoritas. Deixar de inclui-la nessa lista seria um verdadeiro pecado. Tudo porque ela é pura expressão de liberdade, de desejo de chegar a um lugar e lá ficar em paz. Combina com fim de tarde na praia ou com banho de chuva na rua. Depende apenas de você.

4
Comin' Home by City and Colour on Grooveshark
Logo nas primeiras batidas de violão dessa música já dá pra sentir que ela transborda sentimentalismo. Prestando atenção à letra, percebemos um sujeito que passou por vários lugares do mundo em busca de um amor perdido e que agora só quer voltar pra casa e descansar. Para admirar qualquer paisagem, desde que faça você lembrar suas origens.

3
Take You Back by Jeremy Camp on Grooveshark
Perdi as contas do quanto eu ouvia essa música no carro dos pais da minha ex-namorada. Ela tem a vibração do pop-rock que eu curto, mesmo sendo de uma banda representante do rock cristão americano. A letra é tipicamente dedicada a Deus, então acaba aproximando você de coisas boas, fortalecendo sua fé. Eu sempre ouvia a família dela dizendo que viajaram ao som de "Restored" (2004), o álbum mais conhecido da banda. Então fica a dica de trilha sonora para sua próxima viagem, independente de crença ou religião.

2
Somewhere Only We Know by Keane on Grooveshark
Experimente sair por aí ouvindo essa música no fone de ouvido, sob duas circunstâncias: paixão avassaladora ou decepção amorosa. Tive a oportunidade de vivenciar esses dois momentos e ela se encaixou perfeitamente nas duas vezes. O piano e a batida cadenciada ao longo da canção vão fazendo você pensar na vida, nos momentos importantes até ali, como se fosse um filme, uma cinebiografia com a trilha sonora que você mesmo escolheu. É de tirar o fôlego.

1
I Won't Give Up by Jason Mraz on Grooveshark
Final de tarde e tudo o que eu queria era ir pra faculdade e tentar esquecer mais uma dessas minhas decepções amorosas recorrentes. O ônibus começara a lotar e meu fone de ouvido seria o único companheiro ao alcance. Sintonizei a última frequência entre as rádios locais e me pus a olhar para o mar, desligado do mundo coletivo de 210 centavos. Foi quando os primeiros acordes dessa música, ainda desconhecida naquele instante, surgiram. E eu não pensei em mais nada, em mais ninguém, apenas em não desistir, em seguir em frente, mesmo se os céus ficassem violentos. Uma experiência única e, sobretudo, especial para mim. Não espero que seja igual para você, mas que seja, no mínimo, fortemente marcante.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Como sempre, boas dicas :D
    Raimundo mudou o disco e dessa fez a trilha sonora é outra banda de rock cristão que embala as nossas viagens e festas, Mercy me, vale a pena ouvir, INÚMERAS músicas boas, minha dica, rs.

    ResponderExcluir
  2. Ah, as músicas são tão boas que eu queria ouvir até o fim, então precisava ler o parágrafo bem devagar, ou repetir rs. Conheço metade delas *-*. E as músicas ouvidas com observância do mundo são inspiradoras mesmo!

    ResponderExcluir