domingo, 31 de julho de 2011

Top 10 - Propagandas Inesquecíveis

A publicidade está em todos os lugares. Seja nas escolas, nas ruas, campos ou construções, deparar-se com um anúncio qualquer já se tornou mais que comum. Com as propagandas veiculadas na televisão isso não é diferente. Usar e abusar da criatividade para conseguir vender seu produto é tarefa antiga, mas nem mesmo por isso anda sendo esquecida. Pra provar que comercial é algo que fica pra sempre em nossas mentes, elenquei 10 propagandas que me chamaram a atenção por causa de sua originalidade. Vale a pena curtir ou comentar outras especiais para você!

10.

Por que é inesquecível? Fazer uma comparação entre os motores rápidos e seus cavalos com a lentidão do carro e seus supostos "pôneis malditos" foi uma sacada de mestre. A musiquinha grudenta ajuda em sua fama, além da convergência entre mídias, já que a internet tem sido a maior aposta da empresa pra divulgar seu novo veículo.


9.

Por que é inesquecível? Vou confessar que sempre fico ansioso pra assistir à primeira propaganda do ano depois do Show da Virada. Como sempre é a de um banco, passei a me emocionar duas semanas antes, quando começam as de Natal e Ano Novo dessas instituições. Essa em especial me marcou porque tinha o Zeca Baleiro interpretando "Amor Para Recomeçar", do incrível Frejat - dois músicos que admiro bastante.

8.

Por que é inesquecível? Um sucesso surgiu nas telas dos lares maranhenses quando o sagaz empresário Alessandro Martins resolveu investir na música tema do filme Rei Leão, "In The Jungle (The Lions Sleeps Tonight)". Usando um viral da internet onde um hipopótamo e um cachorro dançam e cantam freneticamente, a concessionária de veículos Euromar levou crianças ao delírio, que exigiram de seus pais a compra de um carro em troca de bichinhos de pelúcia iguais ao do vídeo. Depois de uns anos e da descoberta de fraudes envolvendo o empresário, a empresa faliu, mas a propaganda, como boa influente que foi, nunca mais saiu de nossas mentes.

7.

A Propaganda: Mamíferos - Parmalat
Por que é inesquecível? Tem algo mais fofo que crianças vestidas de animais e imitando o som que eles fazem? Uma das campanhas publicitárias mais famosas do final dos anos 90, nunca esquecida por mim porque toda vez que eu ia tomar a gotinha no dia da vacinação, minha mãe me perguntava depois: "Tomou?", igual ao gambá no final do vídeo. Vale a pena ver como eles cresceram nesse outro comercial da empresa.

6.

A Propaganda: Tio - Sukita
Por que é inesquecível? Uma menina bonita sendo cantada por um cara mais velho. Algo bem comum que se tornou ideia de comercial em 1999, lançando assim a marca de refrigerantes em todo o Brasil. Na época, ser chamado de tio era algo apavorante e os marmanjos bem que aproveitavam a deixa pra tentar conquistar as menininhas com um bom papo regado a uma bebida gelada.

5.

Por que é inesquecível? Não sei se o que torna a propaganda inesquecível é a poesia ou a interpretação de Arnaldo Antunes. De qualquer forma, munido de belas imagens e com uma simplicidade tremenda, o comercial consegue ser marcante por insistir em uma única pergunta e tentar respondê-la diversas vezes. No meu caso, sempre o assistia pela manhã, no intervalo do "Hoje em Dia", da Record. Era um jeito de começar bem meu dia, sempre imbuído a descobrir o que me fazia realmente feliz.

4.

A Propaganda: Convite - Claro
Por que é inesquecível? Esse comercial só está na lista por causa de "Times Like These", do Foo Fighters, e essa maravilhosa versão acústica que dá ritmo a todo o vídeo. Mais uma prova de um bom texto aliado a uma boa música transmitem qualquer mensagem, de maneira clara, concisa e envolvente. Se não fosse a pouca quantidade de conhecidos usando a Claro aqui no estado, eu até arriscaria comprar um aparelho da empresa.

3.

Por que é inesquecível? Não precisa nem dizer a razão de ela ser marcante. Herbert Vianna é um dos maiores exemplos de superação em nosso país e a letra de "Lanterna dos Afogados" tem tudo a ver com isso. Dificuldades existem e outras novas virão, mas não devemos nos abalar e desistir tão fácil. Acho que já deu pra perceber que comerciais poéticos me fascinam de alguma forma, não é verdade?

2.

Por que é inesquecível? A campanha deste ano da empresa é uma das propagandas mais bonitas já vistas por mim. "Simples Desejo", originalmente composta pela cantora Luciana Melo, se encaixou perfeitamente às imagens e à mensagem emotiva que a maternidade carrega consigo. Algo pra ficar marcado na história da publicidade brasileira, da qual eu sou um grande fã.

1.

Por que é impecável? De quem diabos foi a ideia de colocar um coral de crianças pra cantar "Whatever", uma das músicas mais bonitas do Oasis, enquanto o vídeo nos enche de mensagens otimistas em relação a atual situação do mundo? Essa equipe deveria ganhar o Oscar da Publicidade (se é que existe) e ser reconhecida mundialmente. Porque pra um comercial me fazer chorar, ele deve ter muito. E esse primeiro lugar tem muito mais que isso!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com o primeiro lugar, muito bem merecido, propaganda muuuuito bem feita, mas uma coias que eu não concordo é que a propaganda da Nissan e os Poneis Malditos ficarem em décimo lugar, ééééé tão massa! -SUASHUAHUAS

    Visita lá amigão, você vai rir bastante :D
    http://pocants.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa propaganda dos poneis com certeza veio pra marcar. E tbm adoro essa do Hebert Vianna, exemplo de vida!
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, só me lembro do tio da sukita... o resto nem... rsrsrs faz tanto tempo não vejo tv!Bjs legal seu blog:) visite os meus...

    ResponderExcluir
  4. O mundo ia ser tão sem graça sem pessoas criativas ! Haha.Algumas propagandas tem o poder de emocionar e marcar a gente mesmo.Tem umas aqui que eu já havia esquecido,obrigada por me fazer lembrar.
    Seu Lindo do texto Lindo!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas propagandas, por isso ficaram na mente dos consumidores.
    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Música, Imagens e vida - propagandas nos ajudam a dar sentido ao absurdo da vida moderna. Muito bom post.

    ResponderExcluir