sábado, 5 de janeiro de 2008

Três Lados de Mundo

Quantas vezes não nos deparamos com uma situação onde a dúvida é um tanto quanto majestosa. Será que aquele seu amigo é culpado pelo roubo de seu celular na sala de aula ou ele é mais um injustiçado pela maioria? Será que o nosso governador Jackson Lago comprou votos no período eleitoral ou ele é mais uma vítima do clã dos Sarney’s? (Aposto na 1ª opção!!)

Várias informações bombardeiam nossa mente a cada segundo. Culpado. Inocente. O que fazer para provar?!

Estou lendo um livro intitulado “O Grande Desafio” (Bandeira, Pedro. Ed. Ática, 2006). Nele, um garoto chamado Toni descobre que o contador da escola onde estudava havia desviado uma grande importância em dinheiro. O tal contador era uma pessoa boníssima, e ainda por cima pai da garota por quem Toni era apaixonado. O fio principal da história se dá a partir daí. Como provar que seu Afonso não era culpado?! Emocionante é saber que com garra e determinação dá pra se provar tudo sobre todo mundo, mesmo quando temos um sentido afetado.

Ainda não cheguei ao final do livro, mas acredito piamente na inocência do pai de Carla, a tal garota que falei há pouco. Caso contrário avisarei da minha desilusão quanto a história.

Mas na realidade, o livro é apenas uma base para o que quero compartilhar com vocês.

Estava analisando algumas leituras e me deparei com algo muito interessante a respeito do culpado/inocente, do juiz que cada um de nós tem dentro de si.

Muitos de vocês devem conhecer a música Três Lados, do grupo mineiro Skank. A letra é meio complicada. E a complicação é explicada em parte pelo vocalista e compositor, Samuel Rosa, em entrevista à Revista Mundo Estranho de Outubro de 2006.

Quando indagado por que a canção se chama Três Lados, Samuel responde: “O título da canção foi tirado da frase de um famoso produtor de cinema que dizia: ‘Existe o meu lado, o seu lado e a realidade’. Cada um defende a sua verdade.”

E pensando bem, isso é fato. Nos exemplos citados acima, cada cabeça pensante tem um julgamento. Metade pode achar que o pequeno ladrão de celular realmente “capou” o aparelho e a outra metade é totalmente contra a generalização apressada, e o chama de inocente: “Eu não acredito que este jovem foi capaz de tamanha atrocidade.”

Mas, e a realidade?! Ninguém, a não ser o verdadeiro culpado (ou inocente) sabe o que realmente aconteceu. Por isso, exatamente por isso, tudo tem três lados.

Escolhemos um lado sem se importar se ele é o certo ou não. Apenas escolhemos. Vamos com a maioria. E, às vezes, a escolha pode se tornar irreversível e a culpa, em nós mesmos. Talvez isso explique o “não sabe/não opinou” das pesquisas de intenção de voto!!

E você?! Já decidiu de qual lado vai ficar?

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Parabéns, meu caro! Mais um post deixando a margem a sua filosofia um tanto quanto singular.

    Realmente, posso me dizer famigerado na questão da dualidade, mas já ouvi algo sobre os "três lados". O que pode ser real pra mim, não pode ser real pra você que com certeza não é igual a da realidade. . .

    Teorizando, isso remete ao "simulacro". Especificamente, quando uma consciência perde sua habilidade de distinguir a realidade da fantasia, e passa a se relacionar com ela, posteriormente, sem dispor da compreensão que ela requer, de modo que acaba por ser deslocado para esse "simulacro" (ou mundo "hiper-real"). Vale ressaltar alguns famosos teoristas do "simulacro" são Jean Baudrillard, Albert Borgmann, Daniel Boorstin e Umberto Eco.

    Well, tá dado o meu recado. Espero mais posts e mais de suas elocubrações, meu jovem, como essa!! Parabéns e prossiga sempre assim!!!

    Abração!!!
    Leandro Merlllin
    http://olhardesaldejack.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, bb..

    *voz de fanática*

    C eh Genial!!!

    Naum..
    pera..

    Genial naum!!!

    vc eh "Diamante", ou seja, Brilhante!!!!

    naum, naum, naum..

    Incrível!![Os incríveis =P]

    kkk³

    xD

    ResponderExcluir
  3. nossa otimo texto!!! adorei!!!
    esse livro me parece ser bom.. ja ta na minha lista de livros para ler!!!
    quem e o autor?

    abraços....

    ResponderExcluir
  4. na verdade aquele texto é uma descrição ardida de mim mesmo.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto me fez pensar nos tres lados e acredito q é assim mesmo... Bjos...

    ResponderExcluir
  6. opá..ainda não li o segredo, são tantos livros boms que tenho que ler!!
    não terminei de ler o livro gossip girl... mais vou terminar!! mais gostei mais da serie, ler sobre serena não e a mesma coisa que ver a serena!!

    abraço..

    ResponderExcluir
  7. Oi querido voltei pra agradecer a visita no meu blog... adorei seu comentário e digo mais pior do que uma mulher que fala o que pensa é uma que escreve rsrsrs.. Bjos no coração

    ResponderExcluir
  8. Poizé, cara...

    "Muitos dos que vivem merecem a morte, e outros que morrem merecem viver. (...) Só o que você tem que decidir é o que fazer com o tepo que lhe é dado."

    (TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel)

    Abraço e pinga no meu brogue de vez em quando.

    ResponderExcluir