quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Top 10 - Músicas Para Aproveitar o Fim do Mundo

21 de Dezembro de 2012. Eis o fatídico dia do juízo final, segundo a famosa profecia dos Maias. O mundo que conhecemos não existirá mais depois de sexta-feira. Tecnologia, Natal, Réveillon, tudo será mera lembrança - ou nem mesmo lembrança, já que não restará ninguém para contar história. Pensando nisso, com a intenção de fazer com que aproveitemos bem nossas últimas horas na Terra, resolvi selecionar 10 músicas que falam sobre o fim, seja o final de um relacionamento, o adeus a alguém especial ou sobre o fim do mundo, propriamente dito!

10
Não Aprendi a Dizer Adeus by Leandro e Leonardo on Grooveshark
"Não Aprendi a Dizer Adeus", de Leandro e Leonardo tem 21 anos, assim como eu. A canção de 1991 retrata o final de um relacionamento, a reluta em aceitar o fato, mas, principalmente, expõe um eu-lírico conformado com o abandono, ao desejar a felicidade da pessoa amada, mesmo que longe dele. Em 1998, com a morte de Leandro, a canção foi entoada por milhares de fãs durante o velório e o enterro do músico. Nunca aprendemos a dizer adeus, mas sempre esperamos que o inverno passe e apague a cicatriz.

9
Até o Fim by Engenheiros do Hawaii on Grooveshark
Uma das canções mais bonitas dos Engenheiros do Hawaii, "Até o Fim", de 2003, é uma verdadeira ode à persistência. Com frases como "não vim até aqui pra desistir agora" e "se depender de mim, eu vou até o fim", a música nos mostra que não desistir pode ser a melhor saída para os problemas da vida. Um verdadeiro livro de autoajuda, em versão musical.

8
Antes do fim by Gram on Grooveshark
Gram foi uma banda paulistana dos anos 2000, conhecida principalmente por causa da canção "Você Pode Ir na Janela", cujo clipe vivia nas paradas da MTV em 2004. "Antes do Fim" retrata o egoísmo daqueles que querem "ter a cara em bronze numa praça" sem ter feito nada de importante para isso. A letra ainda revela a infelicidade dessas pessoas, presas em solidão e longe do fim. Vale a pena conhecer outras músicas da banda, que, infelizmente, encerrou suas atividades em 2007.

7
My Happy Ending [Album Version] by Avril Lavigne on Grooveshark
Terminar um relacionamento é sempre doloroso. Todos os momentos vividos e todas as fotos colocadas no Instagram simplesmente não fazem mais sentido depois do infeliz "não dá mais". E sobre os fins de relacionamentos na adolescência, o que dizer? Em 2004, durante a minha adolescência, "My Happy Ending", da Avril Lavigne, era uma das canções mais tocadas no mundo e falava justamente sobre isso: traição e o consequente rompimento do casal. "All the things you hide from me, all the shit that you do" só pioram a coisa e não há explicação que conserte. Nunca foi trilha sonora de nenhum término da minha vida, mas cairia bem para alguns. Afinal, ainda falta muito para eu ter o meu "happy ending".

6
It Ends Tonight by The All-American Rejects on Grooveshark
Alívio. Pelo menos pra mim, é o que move a letra de "It Ends Tonight" do The All-American Rejects. Chega a hora de soltar as amarras e ir embora, deixando alguém para trás. "Maybe it's best you leave me alone" e isso terá fim hoje à noite. Às vezes, apesar de não ser a única opção, ir embora e desembaraçar a mente é o melhor a se fazer, mesmo que a outra pessoa não entenda o porquê daquilo. Experiência própria e essa música tocando no momento em que fiz isso.

5
Till the World Ends by Britney Spears on Grooveshark
Embarcando na moda do fim do mundo, que assola os mais medrosos desde o início da década, Britney Spears fez sucesso nas paradas e baladas mundiais em 2011 com sua "Till The World Ends". Perfeita para se acabar na pista, a música sugere justamente isso: dançar até o mundo acabar. A vontade que dá é a de não parar de cantar o "oh oh oh oh oh oh oh..." que se repete insistentemente ao final da música. "Dance, mesmo que não tenha aonde, além de seu próprio quarto".

4
U2 - Until The End Of The World by Various Artists on Grooveshark
Homônima ao filme do qual foi trilha sonora, "Until The End Of The World", de 1991, é uma canção do U2 que fala sobre o fim do mundo muito antes da divulgação massiva da profecia maia sobre 2012. O que se sabe é que desde sempre a humanidade encarou suposições apocalípticas como essa, seja através do profeta Nostradamus ou por meio de adivinhos duvidosos mundo afora. A letra da canção descreve uma conversa fictícia entre Jesus Cristo e Judas Iscariotes, com temas que vão da Última Ceia ao suicídio de um Judas triste e arrependido após trair o filho de Deus. Eis o Apocalipse causado por uma traição, mesmo que hipoteticamente falando.

3
Its The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine) [edit] by R.E.M. on Grooveshark
"It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)", da banda americana R.E.M., é o retrato fiel do Apocalipse moderno a que estamos sujeitos. A letra mistura elementos contidos no livro bíblico sobre o juízo final, como os sete selos, por exemplo, e costumes e problemas rotineiros da atual sociedade (apesar da música ser de 1987), como a guerra, a falta de comida e o insistente ato de televisionar tudo. É o fim do mundo que conhecemos, cheio de mazelas e desesperança, para dar lugar a um provável mundo novo e melhor. Se for assim, melhor que acabe logo - e que permaneça quem deve permanecer.

"Um Minuto Para o Fim do Mundo" do CPM 22 não poderia deixar de entrar nessa lista. Já vi diversas entrevistas dos caras em programas de TV ultimamente e sempre perguntam se eles vão cantar essa música no dia 21. O vocalista desconversa, fala sobre o sucesso da canção de 2005 e acaba cantando. O certo é que você verá diversas piadinhas na internet às 23h59 do dia 20 com a letra dessa música - que não fala sobre a catástrofe do fim do mundo ou coisa parecida. É mais um final de namoro cheio de sentimentos exagerados, hiperbólicos, algo que deixa você tão mal que parece ser o prenúncio da morte. "E só de pensar em te perder por um segundo, eu sei que isso é o fim do mundo". Ah, sentimentalismos...

É incrível a sensação de paz que "Champagne Supernova" (1996) do Oasis me dá. O barulho das ondas do mar no início da canção, a voz compassada do Liam Gallagher e até a ideia de ter uma Supernova no céu enquanto alguém me encontra debaixo de um deslizamento de terra, me fazem ter a certeza de que essa é a música que eu queria escutar no repeat durante o fim do mundo. Procurando saber sobre a história por trás da letra, descobri três versões sobre o título da música. A primeira remete ao álbum "Bossanova", da banda Pixies. Noel Gallagher teria confundido o nome do disco enquanto assistia a um documentário sobre champagne. Outra versão da história é que "champagne supernova" é o ato de fumar maconha enquanto bebe-se champagne. Porém, a hipótese mais aceita é a de que em 1995, após um show na Noruega, os irmãos Gallagher teriam ficado encantados com um observatório do local, de onde é possível ver uma Supernova, que, segundo eles, é da cor "champagne". Daí a justificativa do título quase-oficial da música. É, sem dúvida, uma bela canção - e perfeita para dar adeus a esse mundo e encontrar outro, como declarou Noel em 2005, ao dizer que, talvez, a letra fale sobre reencarnação.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário