sábado, 15 de dezembro de 2012

Destino: futuro!

[Marcos, esta carta é para o futuro. É pra deixar guardada bem no fundo da gaveta que você menos usa. Um dia ela servirá pra alguma coisa. Eu espero...]

A gente envelhece. Ganha olheiras, algumas dezenas de cabelos brancos e um bocado de preocupação. Criamos expectativas, desejos, fantasiamos romances impossíveis, conhecemos pessoas maravilhosas e seguimos em frente deixando tudo “voando sem instrumento, ao sabor do vento”. E sempre tem aquela peça que não encaixa, feito quebra-cabeça com defeito de fábrica. E tudo isso tem te perturbado bastante no início desses 21 anos, né?

Calma. Na pior das hipóteses, é bom encarar tudo isso como sendo inferno astral pré-aniversário. Se essa preguiça existencial não passar, é melhor procurar ajuda psicológica. Lembre-se de que não conseguimos nada de mão beijada. É preciso se levantar da cadeira de balanço, colocar a melhor roupa e ir em busca da diferença – mesmo que ela seja a mesmice pintada com uma cor azul anil. Hoje eu decidi escrever sem nexo de causalidade, sem razão, sem porquê. Sou eu contra mim mesmo (e a favor de uma dezena de leitores que ainda acreditam nos meus devaneios).

Tá difícil recomeçar, né? Essa mistura de sentimentos não faz bem a você e só prejudica quem está ao seu redor, esperando uma resposta, um convite para ir ao cinema ou a um show qualquer. Tem sido difícil convidar. Tem sido mais fácil recusar convites. Vamos mudar? Você já mudou? O bacana é parar de fantasiar defeitos e tentar encontrá-los de fato. E quem não tem defeitos? Custa procurar? Custa se decepcionar? A gente tá de passagem nesse show chamado ‘vida’ justamente pra isso. Pelo menos é o que eu penso. Pelo menos é o que me fizeram pensar.

Elas. Sempre a tua dor de cabeça. Você se apaixona, se apaixona, se apaixona, desapaixona, desapaixona, reapaixona, apaixona de novo, esse eterno ciclo de querer se apaixonar. E fica imaginando como será daqui a 10 anos. Como estamos depois de 10 anos? Muita coisa mudou? Muita gente mudou? Quem é você agora, Marcos? Alguém melhor que eu? Alguém mais angustiado, mais satisfeito, mais feliz? E elas? Ainda importam ou todas foram pontes para um nível mais apurado de felicidade?

Ainda prefere a noite? Ainda tem aqueles sonhos dos tempos da faculdade? Quais dores sente? Os joelhos estão bem? Já fez seu check-up? Já aprendeu a dirigir (espero que o trânsito esteja menos caótico)? Já voltou ao Rio de Janeiro? Já conheceu Curitiba, Minas Gerais, Fortaleza e São Paulo? Depois dessas perguntas, eu vejo que ainda há tanto pela frente! É bom se cuidar. A preferência é planejar, deixar sempre a inquietude te manipular. Ainda te apetece quem te apetecia?

Sei lá. São palavras e perguntas soltas, sem sentido. É de madrugada e poucas vezes eu, você, nós conseguimos escrever nesse horário. Não vou me estender. Todas as correções devem ser feitas em mim, não em você. Você é projeto corrigido, versão deluxe, com faixa bônus e novidades. Saiba que te admiro bastante sem nem ao menos te conhecer. Acho que você deu certo. Era tudo o que eu queria pra mim, tirando um ou dois probleminhas fáceis de resolver. Esqueça a dificuldade e mantenha o foco. Lembre-se de mim, prestes a completar 21 anos, e se pergunte: “eu mudei?”. Mudança, esse eterno jogo onde o adversário é você mesmo. Bom dia. Boa tarde. Boa noite. E manda um beijo pra ela, seja quem ela for!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário