segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Cidade no Tempo (Artigo)

No próximo sábado, dia 8 de Setembro, São Luís completará 400 anos. E essa data não poderia passar despercebida aqui no Senhor do Tempo. Durante toda a semana, como forma de homenagear a cidade e transmitir conhecimento aos leitores, estarei publicando textos que de certa forma representam minha paixão por essa ilha tão encantadora, cheia de lendas e mistérios, histórias e poesia.

A primeira, desta série de 4 publicações, remete diretamente à história da cidade. Trata-se de um artigo feito por mim em 2011, quando eu ainda cursava a graduação em História. Minha busca por entender um pouco do passado de São Luís fez com que eu me debruçasse sobre suas ruas e avenidas em busca de respostas para as dúvidas de muita gente. Por que a Rua dos Afogados tem esse nome? Qual o primeiro bairro da cidade? E o Beco da Bosta? Há um sentido por trás de todas essas denominações ou elas não passam de nomeações aleatórias?

Além do plano histórico, procurei estabelecer também uma contemporaneidade, a fim de proporcionar aos leitores uma fácil compreensão e atenção ao tema discutido. No artigo, é possível entender o significado por trás de nomes como COHAB, COHAMA e IPASE, bairros com alta densidade populacional atualmente e que não passam de siglas de cooperativas importantes para o desenvolvimento da capital durante o governo militar.

Espero com este artigo poder ajudar estudantes, curiosos e habitantes de São Luís a conhecerem melhor nossa cidade, servindo de auxílio para projetos futuros e ideias que transformem verdadeiramente a cara da ilha. Que a história nunca se perca e sempre permaneça em nossa mente. As futuras gerações agradecem!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário