sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Europa é aqui

Todo mundo quer ser europeu. Todo mundo quer falar inglês, francês ou alemão. Conhecer a Cidade Luz, passear por entre as ruínas do Coliseu, visitar a Rainha. O fato é que ser europeu significa ser chique, ditar poder. E a culpa disso tudo pode estar justamente na hegemonia que esse continente deteve sobre o resto do mundo até pouco tempo atrás. Mas afinal, quais os efeitos da Europa em nós, meros americanos colonizados? Nossa identidade vale alguma coisa ou somos apenas espelho do Velho Mundo?

A globalização tornou tudo mais fácil, mas também pormenorizou certos aspectos culturais, como, por exemplo, a língua nativa de determinados povos. Falar português não tem o mesmo valor de mercado do que falar inglês. O fato de a língua portuguesa não ter alcançado a visibilidade que a inglesa alcançou é, com certeza, a principal razão para isso. Mas devemos ponderar. É cada vez maior o número de adolescentes que usam as redes sociais para popularizar ainda mais uma língua que não seja a sua. No Brasil, falar outra língua tornou-se grau de elitização. Louvável até, quando não há segregação.

Turismo, estudo, trabalho. Quanto mais fugimos de nossa cultura, mais somos valorizados. Se falamos 3 línguas, estamos aptos a exercer a presidência de uma empresa ou garantir aquela bolsa de estudos tão almejada. Herança europeia, que sempre negou nossa identidade, nosso jeito de ser. Fomos forçados a crer em seu Deus, a vestir o que eles vestiam, a falar o que eles falavam. Somos meras cópias, as quais tentamos repintar de tempos em tempos. O jeitinho brasileiro, a garra do povo e a própria população são apenas adaptações de costumes alheios, os quais até hoje tentamos imitar.

Ouve-se música estrangeira e detesta-se o popular, o nacional. Valoriza-se o idioma oficial de um filme, por exemplo, e nega-se a dublagem, o nosso falar. Infelizmente, talvez a única coisa realmente brasileira nesse emaranhado de plágios seja a natureza de nosso país, tão rica e grandiosa, inspiradora até na representação da bandeira da nação. Enquanto países europeus usam seus ideais, lutas e revoluções através de cores em suas bandeiras, no Brasil optou-se por valorizar nossa maior riqueza: a natureza. Ponto para nós.

Entretanto, não deve-se negar a importância que a Europa teve em nossa história. Somos gratos por tudo (ou pelo menos por quase tudo), mas seria bem melhor que construíssemos nossa própria identidade sem o auxílio de nenhuma metrópole. A Semana de Arte Moderna, em 1922, propôs isso; uma produção cultural e artística genuinamente brasileira, sem nenhuma interferência europeia. Deu certo.

E agora? Não seria o momento certo para valorizar nossa identidade e querer ser brasileiro? Desenvolvimento, visibilidade no exterior, capacidade de interferência nos grandes assuntos mundiais e você aí querendo ser inglês? Não seria a hora de rever seu próximo roteiro de viagem? Conhecer Curitiba deve ser bem mais legal que ir a Londres.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Q bacana seu texto! e apoia a ideia...Manuel Bandeira já deixou dito, o importante é saber mto bem nossa lingua, consequentemente, valorizar nossos bens brasileiros.

    abraço

    ResponderExcluir