quarta-feira, 3 de junho de 2009

Revoluções por minuto

Foi-se o tempo em que revolução era sair nas ruas e reivindicar seus direitos. Hoje em dia somos bombardeados por revoluções, sejam de ideias ou costumes, quase que diariamente. Somos praticamente impostos a nos encaixar nas novas ondas, nas novas modas e viver sob suas custódias. Prisioneiros de um sistema ideológico que necessita de mudanças bruscas a todo momento? Engenheiros de um sistema alternativo para os problemas atuais? Ou apenas humanos?
 
E eis que surge o que o RPM cantava nos anos 80, na música que leva o nome da banda – “Revoluções Por Minuto”: a constante mudança de conceitos gerada pela globalização, ainda em ascensão naquela época. Se o que Paulo Ricardo escrevia em 1984 já fazia sentido, imagine com o contexto atual, em meio a crises, ameaças de bomba e problemas climáticos decorrentes da ganância humana. Só nos resta analisar.
 
“Sinais de vida no país vizinho / eu já não ando mais sozinho”. A Coreia do Norte finalmente mostra do que é capaz, depois de ser menosprezada anos a fio, durante o governo Bush, pela nação americana. Vontade de crescer e aparecer fazem da nação comunista uma ameaça colossal à hegemonia dos EUA e deixam o presidente das boas relações em uma saia justíssima. Um pepinão, hein, Sr. Obama? Ou seria uma bomba de efeito moral?!
 
“Ouvimos qualquer coisa de Brasília / rumores falam em guerrilha”. Quem disser que não quer Lula pela terceira vez na presidência estará mentindo. O presidente neo-populista, apesar de garantir que nem cogita a possibilidade de mudar a Constituição Federal, é a única opção para o PT continuar nas cabeças. Dilma Rousseff, apesar de toda a confiança depositada, parece despreparada e dificilmente agradará eleitores conscientes. Ou isso ou aumentar o mandato para mais dois anos, quando se faria uma nova eleição – dessa vez, geral – para mudar de uma vez por todas aquilo a que denominamos ‘política’ nesse país bagunçado.
 
“Fulano se atirou da ponte aérea / não aguentou fila de espera / apertar os cintos / preparar pra descolar”. O problema da aviação brasileira em pleno século 21. Resolução imediata do imbróglio ou todo mundo que viaja de avião não assistirá nem as eliminatórias da Copa de 2014. E como se não bastasse, acordamos recentemente chocados com mais um acidente aéreo de terríveis proporções no território brasileiro. Tudo bem que dessa vez a culpa pode ser dividida com a França, que comemora o seu ano no Brasil. Mas o que nos garante se amanhã um acidente com um TAM, um GOL ou qualquer outro não abalará nossas estruturas. E ficamos a ver navios na fila de espera do avião…
 
“Nos chegam gritos da Ilha do Norte / ensaios pra Dança da Morte / tem disco pirata / tem vídeo cassete até”. Tudo bem que vídeo cassete ninguém usa mais, mas atenção! A crise que assola o mundo vem dos EUA, localizado na tal Ilha do Norte, assim como o vírus da gripe suína – aqui bem representado pela Dança da Morte, livro de Stephen King que conta a história do fim do mundo a partir de um vírus que destrói a raça humana. Algo bem simplório e que, ao contrário dos anos 80, traz consigo medidas e tecnologias suficientes para evitar problemas mais graves.
 
E se a China continua bebendo Coca-Cola e se ainda cheiram cola aqui na rua, isso é problema do Estado: globalizado e omisso. Pensando bem, é problema de todos nós. Cobrar dos nossos “representantes” e bater na mesma tecla sempre, que eles estão lá por causa de nosso voto. E se isso não bastar, vá às ruas. Não é isto que eles querem: revoluções por minuto?!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Realmente, tu és impressionante, meu jovem!

    Eu nunca vi ninguém falar tão orgásticamente de conceitos socio-políticos, como você e sem encher o saco como a maioria!

    Parabéns por mais uma vez me surpreender com suas postagens extremamente bem engendradas (literalmente!) e dar um ar mais especial na minha tarde com suas visões.

    Abração, revolucionário!
    Leandro Merlllin
    http://www.olhardesaldejack.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com o advento da internet então; cada vez mais acessível... estamos a caminho das nano-revoluções!
    .
    http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com
    .

    ResponderExcluir
  3. Bom o texto, muito bem elaborado com a ligação com a música!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. É intrigante o que relatou.
    Revolução é uma coisa bem complexa, pois ao ponto que estamos, com a quantidade de pessoas no planeta, consumismos, ganancia desenfreada...é um trem desgovernado, que se parado vai causar uma grande confusão, e se não parar vai acabar mal de todo o jeito.
    É bem "admiravel mundo novo".
    Não sei se leu esse livro, mas se não leu, pode conferir, pois é uma boa ótima leitura, é um livro bem critico.

    Parabens pelo blog, um abraço!

    ResponderExcluir
  5. nossa, que análise, heein?? comparações perfeeitas. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Ótima análise do que queriam dizer os compositores da música,meus parabéns e obrigado por expressar teu ponto de vista.

    ResponderExcluir