quarta-feira, 25 de março de 2009

Heróis ao avesso

É inegável a necessidade de antagonistas em nossa vida. Assim como acontece nas novelas, nos deparamos diariamente com situações onde classificar as pessoas em heróis ou vilões se torna cada vez mais essencial para solucionar aparentes problemas. E é justamente por isso que vamos deixando de gostar de alguns protagonistas de sua própria canalhice.
 
A Flora, por exemplo. João Emanuel Carneiro, autor de “A Favorita”, conseguiu em sua novela dar vazão a um tipo clássico de vilão: o vilão boa-pinta. Quem nunca se deparou com uma pessoa aparentemente confiável e no final acabou quebrando a cara?! Flora Pereira era exatamente desse jeito, com uma pitada de classe e arrogância, de deixar qualquer Odete Roitman no chinelo. Parou o Brasil com suas maldades cada vez mais execráveis. E surpreendeu quando achava-se que ela não seria capaz de mais nada. Mas Patrícia Pillar sofreu. Tudo porque não consegue-se desvincular a imagem do vilão a de quem o interpreta. Mal do brasileiro…
 
E isso acontece todos os dias. Já imaginou ser o vilão da novela de alguém? Pois acredite, meu caro, nesse momento seu pior inimigo está pensando em você como sendo o vilão de sua história de luta. Ele é o protagonista, você o antagonista. Assim como agora ele é o vilão e você o mocinho(a) indefeso(a) da sua história de grandes conquistas. Faça-me o favor!
 
Ele o mocinho? Então quer dizer que, dependendo do ponto de vista, o amor é o vilão para o ódio, o doce é o vilão do salgado e Deus é o vilão do Diabo?! Aparentemente é isso, caro leitor. E não há nada que você possa fazer pra mudar isso – nem mesmo tentar ser o melhor amigo do cabra. Resta receitar parcimônia, calma, compreensão e doses excessivas de paciência para com o outro.
 
Salvo casos de alunos superinteligentes que se tornam chatos por se mostrarem sabidos demais. Conviva, só não se aproxime muito deles. A chatice desses indivíduos pode contaminar seu íntimo e torná-lo um novo chato de galocha. E antagonista da novela de mais uma porção de gente.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. cara é verdade o que tu disse m todas as situações devemos observar se a pessoa esta sendo o vilão ou herói ja tinha pensado nisso mas lendo seu post achei a ideia concreta =D

    ResponderExcluir
  2. não necessariamente tudo na vida eh bom/ruim ou há um heroi/vilao. Ocorre bastante pelas pessoas acabarem influenciadas por livros, e novelas. O estilo de escrita de novela deve-se haver vilao/heroi. Por isso acabam todas tendo ne...
    parabens pelo blog!
    visite se puder: www.olhar38.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá querido blogueiro!
    Saudadess de vc!

    Herói ou Vilão?? Eis a questão.
    Bom, nem sempre podemos escolher, as vezes as pessoas nos classificam como querem, como acham... sem mesmo nos conhecer, portanto, seja sempre o Herói de sua vida e de sua história, independente do que as pessoas acham ou pensam de vc e sobre vc.

    Um grande beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Héroi e Vilão! Acho que depende do lado que você ver as coisas.
    Quem faz isso é Antagonista, ou Psicopata, né?!

    ;p

    ResponderExcluir
  5. Boa, Markozzo!
    Síndrome de Maniqueísmo? =D
    Acho que algumas pessoas (infelizmente ou não) merecem somente a nossa mais sincera indiferença.

    Beijo na testa.

    ResponderExcluir