domingo, 22 de maio de 2011

Pra ver A Banda Mais Bonita da Cidade passar

"Coração não é tão simples quanto pensa. Nele cabe o que não cabe na despensa. Cabe o meu amor! Cabe em três vidas inteiras. Cabe em uma penteadeira. Cabe nós dois. Cabe até o meu amor..."

Virou mania. De tempos em tempos, a internet descobre figuras que acabam fazendo sucesso em nosso dia a dia, seja na música, no humor ou em qualquer outro segmento cultural. Parte desse sucesso vem de vídeos postados no site Youtube, de perfis musicais criados no MySpace ou pela simples divulgação de uma opinião no Twitter. Artistas juvenis acabam sendo os mais beneficiados, haja vista seu maior contato com o mundo digital. E nós, os telespectadores, somos bombardeados diariamente com conteúdos agradáveis ou não.

Justin Bieber, Lady Gaga, Manu Gavassi e Fresno são alguns exemplos de cantores que alcançaram fama graças à massiva divulgação de suas músicas na rede mundial. No humor, figuras como PC Siqueira e Felipe Neto lideram as preferências graças a seus vídeos postados no Youtube. E tem muita gente bacana por aí, esperando seu vídeo alcançar 1 milhão de exibições em menos de uma semana pra garantir seu lugar ao sol. E foi o que aconteceu com a galera curitibana d’A Banda Mais Bonita da Cidade.

Com esse nome já dá pra ter ideia do que vem por aí. Ou eles são presunçosos demais ou realmente o conteúdo é que vale a pena. Nesse caso, fiquemos com a segunda opção. Em menos de uma semana (e até a conclusão desse texto), o clipe da música “Oração” da Banda Mais Bonita da Cidade já tinha alcançado 1.125.219 exibições. Como explicar esse sucesso estrondoso? Afinal, o que conta mais para a aceitação do público, o clipe, a música ou a divulgação?

Para alguns é o clipe. O vídeo, todo filmado em plano-sequência (sem cortes),  começa com um rapaz (o compositor da música, Leo Fressato, que não faz parte da banda) cabisbaixo, triste, cantando em um microfone e passeando pela casa. A cada cômodo que passa, músicos o acompanham com um instrumento diferente. No final, 16 pessoas estão reunidas em uma sala fazendo festa, como se fosse um grande encontro hippie, com vestidinhos florais, bermudões, etc.

Os que defendem que a música é o que garante o sucesso, o fazem pela sua facilidade de memorização, já que a letra tem apenas um parágrafo sequenciado, com palavras simples e rimadas. A divulgação também ajuda. No Facebook, 20.453 pessoas já curtiram a página da banda e o link com a música foi divulgado em vários perfis durante o fim de semana.

A prova de que simplicidade ainda é o melhor caminho para fazer sucesso está aí. A Banda Mais Bonita da Cidade chega para ser mais um hit da internet que, com certeza, terá retorno durante um bom tempo. Agora é esperar e aguardar mais coisinhas fofinhas aparecendo por aí. E enquanto elas não vêm, confira o clipe de “Oração”, aqui no Senhor do Tempo.



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. A música é tão singela com uma mensagem remetendo a tanta paz e união. Oração é tão linda e as outras músicas da banda não ficam atrás. Eu mesma já devo ter visto umas 99389892 vezes esse vídeo. Parabéns pela resenha. <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcão. Em primeiro lugar, lindo post acima. Obrigado pelo comentário no Blog. Sinto pena de nossa cidade. Na verdade estou muito revoltado com o tamanho desprezo que passa nossa querida São Luis. Qto a esperança, eu também tenho.

    ResponderExcluir