segunda-feira, 25 de abril de 2011

O outro lado das fadas

Quem nunca se encantou com o mundo mágico dos contos de fada? Além de ser nosso primeiro contato com a Literatura, embarcar nessa viagem por entre castelos, bruxas e princesas desenvolve ricamente nossa imaginação e nos torna pessoas melhores, sedentas por um final feliz. Por outro lado, há quem diga que preparar-se para as adversidades da vida sem a leitura obrigatória desses clássicos é bem melhor. E aí, o que fazer? Predispor uma criança para a vida contando sempre a verdade ou instigá-la a ser um pouco mais otimista?

Hollywood parece que entendeu qual caminho seguir. Na última sexta-feira, teve início a temporada fantasiosa nos cinemas com a estreia de “A Garota da Capa Vermelha” (Red Riding Hood, EUA, 2011). O filme, baseado no clássico conto da Chapeuzinho Vermelho, leva adolescentes e adultos ao delírio com o misto de retorno à infância e realidade temporal. Cercada por uma trama que vai além dos “doces para a vovozinha”, a película, que tem direção de Catherine Hardwicke (de Crepúsculo e Aos Treze), nos envolve na consagração do lobisomem como novo queridinho universal. Afinal, já passava da hora de dar um descanso aos vampiros.

No filme, Valerie (Amanda Seyfried) é uma jovem moradora do vilarejo de Daggerhorn, atormentado pela iminência de invasões de lobisomens. A garota nada tem a ver com os ataques até sua irmã ser brutalmente assassinada pelo monstro. A partir daí, os moradores da aldeia juram vingança e partem para a perseguição contra o tal lobo. A coisa fica mais tensa quando o Padre Solomon (Gary Oldman), famoso por sua caça a esses “demônios”, chega à cidade e afirma ser um dos moradores o verdadeiro culpado pelos crimes.

Além disso, como não poderia faltar e em meio a tanto medo, Valerie se vê dividida entre ficar com seu verdadeiro amor ou casar-se com um rapaz rico, prometido pela família. Uma espécie de pano de fundo para mexer com o que realmente importa no filme: o mistério e os motivos, românticos ou não, que levam o lobo mau a atacar a comunidade. Para os carentes da vovozinha, uma triste constatação: ela não está tão viva e aumentativa como nas velhas histórias.

“A Garota da Capa Vermelha” inaugura um período de adaptações de contos de fada para o circuito. Nesta sexta, 29 de Abril, estreia “A Fera”, baseado no dilema de aparências de “A Bela e a Fera”. Do lado das animações, “Deu a Louca na Chapeuzinho 2” busca ganhar o público realmente alvo dessas histórias, com uma versão cheia de paródias e humor, revirando esses contos pelo avesso. Ainda em pré-produção, “Snow White and the huntsman” quer trazer o mundo da Branca de Neve e os sete anões para mais perto de nós. E acertou na escolha da protagonista. Kristen Stewart, a musa da saga Crepúsculo, promete fazer sucesso em mais essa sacada da terra de fantasias que é Hollywood.

Válido se encantar com essas histórias tão famosas desde o século XIV, na tentativa de trazer de volta a criança ingênua que já habitou em nós durante um tempo. Uma criança que acreditava em lobo mau, beijo que transforma sapo em príncipe e “viveram felizes para sempre”. Bem melhor que a realidade, você não acha?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário