quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Espero a minha vez

Algumas coisas não conseguem sair da minha cabeça. Como essa história de ganhar e perder. Quem diabos inventou isso de vitória e derrota? Quem foi o engraçadinho que resolveu determinar que daríamos risos quando ganhássemos e que choraríamos quando perdêssemos? Talvez essa pessoa quisera apenas nos poupar de certos desprazeres. Por exemplo, ver aquele técnico de futebol falido sempre triste, enquanto aquela jovem modelo bonita e rica aparece por vezes feliz em cada aeroporto que desembarca. Pura utopia.

Acredito que quem bolou esse plano tenha sido o criador de uma das coisas mais preciosas que temos, mas que não damos um pingo de valor: o equilíbrio. Como viver em linha reta, só com alegrias ou só com tristezas, se nem a linha da vida segue tal horizontalidade? Nossa existência é constituída por altos e baixos, erros e acertos, e teimar em querer exigir perfeição de si mesmo é uma grande roubada. Ou você acha que essa sua fase de felicidade plena vai durar pra sempre? Acredite, vai!

Tiro isso por experiência própria. Vivi anos maravilhosos, conheci pessoas maravilhosas, cultivei coisas belíssimas, mas nada disso me livrou de épocas ruins, como, por exemplo, ser sumariamente eliminado do meu primeiro vestibular. Logo eu, um excelente aluno, queridinho pelos professores, agora procurando um lugar pra se esconder em meio a rostos felizes de aprovação, que insistiam em me reprovar. Tudo bem que eu não me dediquei em nada pra esse meu primeiro grande teste, mas ainda acreditava em um pouco de sorte aliada ao que eu sabia. Que nada. Uma a uma, as questões foram me vencendo, como se eu fosse um time de várzea jogando contra a Seleção Brasileira Pentacampeã. No final, era eu em uma quadra de esportes, ouvindo Coldplay e querendo a todo custo um abraço da minha futura namorada. Pelo menos, esse desejo tornou-se realidade e eu pude finalmente enxergar que não havia sentido nenhum ficar daquele jeito, porque, de algum modo e em algum outro lugar, havia algo bom esperando por mim. E hoje eu sei qual é essa sensação.

Passei em 7º lugar para História na Universidade Federal do Maranhão. Tudo bem que não foi no curso que eu queria, mas já me dou por satisfeito. Não vou desistir de cursar Direito e de defender certas teses que ainda tenho em mente. Venci a pedra no caminho com o nome de ENEM e agora pretendo colecionar um monte de outras pedras vencidas dessas. Ainda tenho questões pra resolver, família pra cuidar, namorada pra namorar e gêmeos pra ver crescer. Preciso e quero vencer, mas sem abrir mão de chorar e perder, a cada vez que o criador do equilíbrio desejar.

E passem essa mensagem adiante. Por maior que seja o problema, encare-o. Por maior que seja o seu medo, enfrente-o. Não há vitória sem batalha. E não há derrota sem tentativa. Espere sua vez. O fato é que paciência pode até ser uma de minhas aliadas, o que não impede que ela seja sua também. Não perca suas glórias. Tanto a glória de sorrir de felicidade, quanto a glória cantada pelo "Los Hermanos": a sublime e eterna glória de chorar!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Bem, para ganhar e perder basta apostar.

    A vida está nessas coisas, nessas incoerencias, ou entao, coerencias tao simples que não percebemos com nossa complexidade!

    ResponderExcluir
  2. interessante, seu Marcos Lima, muito interessante! xD

    não preciso dizer nada do meu escritor favorito (você), né?

    parabéns por mais um texto lindo, meu amigo. :')

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida, adorei teu blog!
    Você escreve divinamente bem!
    Bom seria que, todos os blogues existentes por ai fossem iguais ao seu!
    Não resisti, estou seguindo..
    Se der, te aguardo lá no meu cantinho tbem..
    abraços

    http://rebecarocha14.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uau ! Esse seu texto abalou meus pensamentos, fez-me re-pensar tudo o que eu ja tinha desistido, alias quase desistido. Tenho tanto medo do futuro, que as vezes tento me esconder dele. Tenho medo que depois de todos os anos que estive na escola, eu não conseguir exercer nenhum conhecimento nessas tão esperadas provas. Provas que estão me deixando noites em claro. Eu amei seu texto, seu blog é muito prazeroso de ler. Meus mais humildes parabéns ^^'

    ResponderExcluir
  5. 'Believe that dreams come true everyday 'cause they DO!

    ResponderExcluir
  6. Antigamente, eu não pensava dessa forma. Mais com o tempo fui criando certos hábitos e aprendendo certas atitudes, de forma que minha forma de pensar foi mudando.

    O engraçado no ser humano, é esse grande medo de 'seguir em frente'.

    Contudo, a grande verdade, é que essa desconfiança na nossa capacidade, de certa forma, acaba nos desmotivando, ou até mesmo atrapalhando o nosso caminho, nossas decisões. Se tem uma atitude que deve ser feita, é confiar no seu potencial, sem medo de cair. Afinal, estamos cansado de ouvir que aprendemos com nossos erros e derrotas.

    O que conta é pensar firmente nos nossos sonhos, e saber encontrar esses caminhos, com buraco, pedra seja o que for no meio, e chegar no final dele.

    [Desculpa, sempre me empolgo em comentários quando adoro um texto, haha. Beijos]

    ResponderExcluir