terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gente e máquina

Crescer sem afetar a qualidade de vida da população. Eis o grande desafio das cidades nos últimos anos. A urbanização desenfreada deu origem a diversos problemas na sociedade atual e isso é refletido principalmente no bem-estar de cada indivíduo. As possíveis soluções aparecem todos os dias, mas a falta de vontade política ainda é o grande empecilho desses projetos. E a confusão só aumenta!

Um dos problemas que mais preocupa a população mundial é o aumento exacerbado da frota de veículos nas grandes cidades. A principal causa disso está nos incentivos que a indústria automobilística injetou na sociedade. Ter um carro próprio é muito mais luxuoso do que andar de ônibus pela cidade. E já que a urbanização também contribuiu para o aumento da criminalidade em países em desenvolvimento, andar de carro tornou-se, ainda, muito mais seguro.

Mas qual o problema em ter um automóvel para passear com a família? Muitos, a partir do momento em que todos os seus amigos, parentes e vizinhos também resolvem adquirir um com a mesma finalidade. Entretanto, as facilidades de um carro vão além do passeio de domingo. Durante a semana, a fim de encurtar distâncias, milhares de carros entopem as ruas e avenidas das grandes cidades, causando os já famosos congestionamentos. E o estresse só aumenta!

O bem-estar social diminui, as relações pessoais são prejudicadas, já que não há contato com a coletividade do transporte público, e os governantes se veem presos em uma grande confusão entre gente e máquina. Os problemas são muitos e as soluções até agora apresentadas não resolvem muita coisa. É necessário rever certos conceito e, quem sabe, ser radical em certas atitudes. O futuro do nosso planeta está em nossas mãos e não no volante de uma máquina feita de aço e alumínio.

*Redação feita e corrigida de acordo com os critérios do ENEM 2009.
*Pontuação: 95

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. A redação ficou muito boa, e eu achei o conteúdo do blog bem inteligente. Os congestionamentos hoje são um dos problemas das cidades grandes, e não só das grandes cidades, algumas cidades menores já enfrentam esse tipo de dificuldade. Uma das soluções para isso é a melhora do transporte coletivo, que ainda não é o melhor possível. Se nada for resolvido, a situação tende a continuar caótica. Parabéns pelo blog!

    www.blogdossub15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. como dizia Renato Russo "O caos segue em frente com toda a calma do mundo..."

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que passa fico a me perguntar:
    onde é que esse mundo vai parar.
    A uns 15 anos atrás eu fazia meus trabalhos em uma máquina de escrever que hoje virou oeça de museo.
    Onde essa modernidade vai parar?
    Onde?

    http://aindamaisestorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nada demais expressar-se pela intensidade.

    Odeio fazer mal à aquilo que esta vivo, e pra mim tudo tem vida (inclusive nosso planeta)

    a perfeição existe, não aqui, mas existe.



    gostei do seu blog ;]

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Blog de extremo talento, dedicação e me define! Te sigo, viu? parabéns!

    ResponderExcluir