sábado, 22 de novembro de 2008

(Eu) Sonho Coletivo

Algumas pessoas que conheço dizem odiar andar de ônibus. Também pudera. Toda aquela coletividade apertada, os odores desagradáveis, o barulho abafado e o desconforto característico da lotação, que já fazem parte de nossa realidade, chegam a cansar o trabalhador ou o estudante antes mesmo do início de sua rotina dita “oficial”.

Por outro lado, ainda existe uma gama de gente que adora sentir aquele vento no rosto, sentado na cadeira confortável, ao lado da janela. Para eles, puxar a cordinha é uma arte. Confesso que sou um deles. Não que o transporte coletivo não me irrite, pelo contrário, ele me irrita e muito. Mas certas coisas que a gente vê ou escuta acabam mudando nossa opinião, pelo menos por agora…

Primeiro foi aquela garota. Ela devia estar mascando chiclete ou algo do gênero. Falava com a mãe pela janela do ônibus. Dizia que iria encontrá-la por volta das 10 da noite, perto de seu curso, do outro lado da cidade. Era linda e devia ter seus 18 ou 19 anos. Estranha essa minha mania de me apaixonar por simples atos de todo mundo…

Depois aquele menino. Parecia ser pobre e devia ter seus 10 ou 11 aniversários. Ao passar por uma loja já enfeitada para o Natal, ele vê o “Papai Noel”. E faz um pedido, sem a mínima vergonha, aquela que aparentemente eu ou você teríamos. Ele pede, com a mais árdua vontade, um velocípede. Incrível como o sonho da infância nos faz pensar tanto em nossos sonhos de adulto…

Mais incrível ainda é saber que os sonhos de adulto também nos servem como lição!! Ele devia ter suas 36 ou 37 primaveras. Entoava um lindo salmo, logo pela manhã, bem no momento em que eu entrava no “buzão”. Depois de uns 5 km rodados pelo motorista, seu sonho de ser cantor fora explicitado pra todos que estavam naquele local. Contava sua história de luta, fé e força de vontade para quem quisesse ouvir. Hoje, depois de ter feito curso na Escola de Música do Maranhão, é cantor de uma igreja evangélica e ainda sonha em comprar outros equipamentos musicais. Sonhos que podemos ter…

É por isso, exatamente por isso, que a coletividade me fascina e me aterroriza; me seduz e me corrói; me maltrata e me perdoa. Tanta gente igual a você cercada pelo silêncio, sentadas sem trocar uma palavra sequer e quase sempre com pressa. Pessoas vendendo bombons em busca de um trocado pra tocar a vida. Gente cansada que daria tudo por, ao invés de cadeiras, camas espalhadas por aquele chão de alumínio friozinho e que todo mundo pisa. Pessoas que poderiam te salvar de qualquer coisa, mas não o fazem porque simplesmente não te conhecem (ou não quiseram conhecer).

Agora, quando sair de casa, saia pensando que você pode (e deve) aprender com os sonhos dos outros. Não saia de casa pensando que você vai pegar um ônibus só pra se estressar, sujar sua roupa ou ficar com uma alergia causada por fungos (como eu fiquei), devido à sujeira de um desses carros por aí. Bem mais incrível que tudo dito incrível nesse texto é imaginar que menos de um ano indo todo dia pra escola de ônibus me fizeram alguém melhor, apesar de tudo!!

Estranho mesmo seria se eu não sonhasse coletivo! Afinal, andar de ônibus é “indie”…

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Graças a Deus que eu sou índie...
    xD

    Rapaz, impressionei-me com sua capacidade inventiva, viu?! Adorei mesmo sua "teoria da coletividade". Passarei a olhar de outra maneira o ato de andar de ônibus agora, prestar atenção nos mínimos detalhes (leia-se "mínimos") e aprender com eles.

    Mas... Algo mais sobre a garota do começo do texto?!?!
    xP

    Abração!
    Leandro Merlllin

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Depois de ler meu texto fiquei pensando em quê a garota contribuiu para isso tudo.

    Dela não sei muito. Desceu no São Francisco antes de mim, era uma gata, tinha um cheiro surpreendente e eu pretendo encontrá-la novamente: nos meus sonhos!!

    "Teoria da coletividade" foi ótimo!!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Que loco o texto... achei que eu era a única doida que fica prestando atenção nas atitudes das pessoas.
    Acho isso interessante e acredito que isso pode nos render bons textos.. rsrs
    Além de contribuir muito para entender a nós mesmos... e talvez um 1/1000 do que o mundo pensa... rsrs

    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Acho que existem mais pessoas prestando atenção nas outras do que imaginamos... Hehehe
    É interessante fazer isso, observar o comportamento alheio.
    Teoria da coletividade. Muito bom Marcos!

    Boa semana!

    Abços

    ResponderExcluir
  5. Sinto-me tranquila, existe mais gente que se apaixona em busus.

    ^^

    ResponderExcluir
  6. Você tem razão. Andar de ônibus é quase uma arte rsrsrsrrs... nós vemos e ouvimos de tudo.
    "Teoria da coletividade", você é bem criativo viu rsrs
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. - cara marcos quero andar no 'buzão' cntg *.*
    SIAOSUOIAUOSIUAOUSOAUOI'
    ameei o post' e concordo com vs
    a gente tem qe parar de dar mta importancia pra coisas sem importancias
    e parar pra observar e pensar em coisas qe parecem invisiiveis aos nossos olhos, mas qe eh só parar e observar qe a gente ver ccertas coisas da vida qe são maravilhosas *.*'
    ameeei *-*

    ResponderExcluir
  8. Gostei mesmo desse.
    Ela começa bonito pra caramba.

    ; *

    ResponderExcluir