segunda-feira, 8 de setembro de 2008

São Luís do Maranhão

O que dizer de uma cidade cheia de encantos e belezas naturais, às vésperas de completar 400 anos?! O que escrever a respeito de uma cidade simples, que foi se adaptando com o tempo às várias mudanças sociais?! O que falar das lendas, das histórias populares contadas por quem tem muito mais o que contar?!

São Luís completa hoje, 8 de Setembro de 2008, 396 anos de história. Uma história de luta, adaptação e de muita beleza. Foi nessa cidade que passei (e passo) meus primeiros 16 anos de vida. Aprendi muito com ela. O bê-á-bá, os primeiros cálculos, os primeiros passeios, os primeiros amores... Não sei o que o futuro me reserva, mas de antemão garanto: São Luís fez, faz e sempre fará parte de minha vida!

Capital do Maranhão, São Luís vive hoje o reflexo de um passado carrasco, onde batalhas por posse, tomada de igrejas e diversas formas de colonização, a fizeram mais forte. Mais forte devido a sua beleza única, que nenhuma outra capital do Brasil, quiçá do mundo, tem. Vivo feliz em saber que a cidade em que vivo é Patrimônio Cultural da Humanidade.

São Luís é a única cidade do Brasil fundada por franceses, sob o comando de Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, um nobre da época. As tropas da França chegaram à cidade em 1612, e o tal nobre logo tratou de construir um forte a que nomearam São Luís, em homenagem a Luís IX, patrono da França, e ao rei francês da época, Luís XIII.

Porém, há controvérsias em relação a isso. Já que os franceses acabaram sendo expulsos por Alexandre de Moura em 1615, dando espaço aos colonizadores portugueses, que trouxeram praticamente toda a azulejaria conhecida hoje, e só construíram um forte, ao invés de uma cidade, há de se convir que os verdadeiros colonizadores da terra seriam os portugueses. Contudo, São Luís também esteve sob o controle de holandeses, o que aumenta ainda mais a discussão.

Minha cidade faz história todo santo dia, com suas festas, sua cultura popular, como o Bumba-Meu-Boi, o Cacuriá, o Tambor de Crioula, o Tambor de Mina... De um lado o clássico, beirando o bucólico, de um outro o moderno, beirando os problemas. Problemas esses que existem, mas que hoje vou me privar de falar.

A Cidade dos Azulejos, a Atenas Brasileira, a Ilha do Amor, a Ilha Bela, a Jamaica Brasileira e tantas outras denominações, todas, demonstram no significado de cada uma delas, como é bom poder sair pela cidade e ver que o passado ainda existe e que o novo também está ali, respeitando seu espaço, ao passo que é de um imenso prazer poder dizer que sou cidadão ludovicense. Falo com entusiasmo, pois sei exatamente o que é ser daqui, dessa terra, desse chão e enfrentar todos os dias as mazelas do mundo atual, olhando pra janela e vendo que tudo, se depender desse clima, desse povo, dessa receptividade, que tudo ainda tem solução.

Parabéns, São Luís. Desejo tudo de bom pra ti! Que teus governantes saibam cuidar bem de ti para que chegues aos 400 como uma bela jovem, aquela por quem primeiro me apaixonei quando vi andando por uma de tuas ruas. Que daqui a 4 anos muita coisa mude, mas mude pra melhor, e que eu seja mais feliz ainda em dizer que amo a cidade em que vivo!

E você, leitor, venha conhecer minha cidade. Garanto-te que não vai se arrepender. Daqui a 4 anos ela vai mudar mais ainda, espero. Mas 4 anos é muito tempo...

São Luís do Maranhão

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ótimo texto e fiquei impressionado com o video. As belezas naturais são incríveis e a arquitetura antiga é fascinante. Eu que sou paulista, mas moro em Minas Gerais, posso dizer que lá na "Terra da Garoa" falta belezas naturais como essas e a simplicidade dessa cidade. São Paulo seria bem melhor sem as correrias com certeza.

    Abraço!

    http://mundop-o-p.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A pergunta que não quer calar:

    Franceses ou Portugueses?!

    Um post a altura das felicitações que a "Ilha Magnética" merece! Congratulações, sábio cidadão da Ilha do Amor.

    Abraços

    Leandro Merlllin

    ResponderExcluir
  3. Q massa, eu sempre gosto de escrever sobre minha cidade e meu estado. As pessoas tem uma ideia errônia do Acre e é bom esclarecer as vezes;

    beijO

    ResponderExcluir
  4. Assim tu vira professor de historia marcos *-*

    ResponderExcluir
  5. ~
    tb queria fazer hst, mas rld: estudar pra ser professor ( eu acho)

    e acho maravilhoso nao desistir mais,sabe?

    ;*

    ResponderExcluir